terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Cereais são melhores que pães no café da manhã

Encontrar cereal matinal na mesa dos brasileiros não é algo muito comum, o que é ainda mais notório quando pensamos no café da manhã de um adulto. No entanto, os cereais são uma escolha ainda melhor para a nossa primeira refeição do dia, principalmente quando comparados com os pães que costumamos encontrar em nossa mesa de manhã.

As vantagens da adição de cereais como farelo de trigo, floco de milho e aveia em flocos na alimentação são tão grandes que agora eles fazem parte da Pirâmide Alimentar Brasileira, e seu consumo trás benefícios para qualquer idade.

cereal-12

Os cereais são fonte de carboidrato, fibras, vitaminas, minerais  e possuem baixo teor de gordura, além de promover um período de saciedade maior que o pão ou biscoito cream cracker, devido o tempo maior que o corpo precisa para quebrar e absorver o alimento. Isso ajuda na perda de peso, evita que você coma guloseias e faz com que tenha uma alimentação mais equilibrada.

Eles também contribuem para um bom funcionamento do cérebro, isso porque seus nutrientes, como por exemplo a vitamina B12, ajudam nas funções cognitivas, resultando num melhor rendimento escolar das crianças e melhora na memória dos mais velhos. As fibras solúveis e insolúveis são outra vantagem, pois as solúveis contribuem na redução dos triglicerídeos e colesterol ruim, assim são mais uma aliada contra problemas cardíacos, enquanto as insolúveis auxiliam o trato gastrointestinal a trabalhar melhor, estimulando a evacuação.

Dicas de como consumir

Para aproveitar bem todos esses benefícios, é aconselhável variar a sua refeição e consumir vários tipos de cereais como aveia em flocos, granola, farelo de aveia e flocos de milho (não coberto de açúcar refinado). A adição de frutas é algo que só tem a ganhar, por isso acrescente maça, morangos, banana, ou a fruta que preferir. E para deixar a refeição mais saborosa, é só adicionar leite ou iogurte, assim você deixa tudo ainda mais nutritivo.

Fonte: Saúde é vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário